Aepan-ONG - Estrela-RS

Airton Engster dos Santos

Rio Taquari - Condições Ambientais da Água - Dezembro de 2009


Festa do Bem-Te-Vi, marca início de 2010

no Rio Taquari...


No dia 29 de dezembro de 2009, foi efetivado o último levantamento das condições ambientais do Rio Taquari, com coleta de água realizada em Estrela-RS.


Ás 19 horas, momento em que os ambientalistas da Aepan-ONG faziam as análises, medidas e observações, a Umidade Relativa do Ar encontrava-se em 78%. O vento soprava numa velocidade entre 6 a 11 km/hora. Dia ensolarado e muito quente, com 32,5 °C.


A transparência da água de apenas 30 cm preocupou os ambientalistas. Sólidos em suspensão; cor marrom e aspecto vermelho barrento; Cheiro característico do Rio Taquari. Matéria Orgânica de 4,5 mg/litro. Temperatura da água de 28 °C; pH: 7,0; Oxigênio Dissolvido de 7,5 mg/litro. Sem lixo flutuante, espumas ou óleo. Peixes pequenos foram observados na água.


Na mata foram encontradas variedades de lixos jogados, como: latas, plásticos e garrafas pett. Temperatura do solo de 27 °C.


Também foram vistas diversas espécies de pássaros, entre eles o Bem-Te-Vi em maior destaque e borboletas de cores preta, amarela e marrom.


Curiosidade:


Bem-Te-Vi : Ave encontrada nas matas do Rio Taquari:

Ave de bico escuro e robusto, ventre amarelo, garganta e sobrancelhas brancas, Dorso escuro. Atinge 22 cm de comprimento.


Adapta-se muito facilmente a qualquer ambiente. Geralmente próximo da água.


Alimenta-se, basicamente, de insetos, podendo completar sua dieta com peixes pequenos e frutos. Faz ninho em copas altas, com bastante gravetos.


Borboletas:

De cores preta, amarela e marrom, que atingem em torno de 5 cm, também encontradas na mata ciliar do Rio Taquari, apresentam vôo lento, um pouco irregular e realizado a baixa altura, não ultrapassando 2 metros de altura. Sua lagarta alimenta-se de guaco-do-mato e outras plantas afins.


Temperatura e Precipitação Pluviométrica em Estrela-RS:

A máxima temperatura observada, no mês de dezembro de 2009, foi de 37,5 °C e a mínima foi de 17,0 °C. Já a precipitação foi de 150 milímetros. O total de chuva no ano de 2009 foi de 2.145,5 milímetros, a maior registrada nos últimos anos.



Voluntários responsáveis:

Airton Engster dos Santos

Jorge Scherer