Aepan-ONG - Estrela-RS

Airton Engster dos Santos

Viva o Taquari Vivo 2011








Viva o Taquari Vivo:
“Lajeado e Estrela de frente para o Rio”

Parte do resíduo coletado na ação encontra-se em exposição para a comunidade dos dois municípios, com objetivo de aumentar a sensibilização sobre a agressão que o rio sofre pela ação dos resíduos que se acumulam em seu leito e suas margens.

Depois da ação realizada no último sábado, dia 14, as duas cidades bases do “Viva o Taquari Vivo”, Lajeado e Estrela, realizam mostra do material recolhido.
A exposição ocorre desde sábado e estende-se até a próxima sexta feira, dia 20, em Lajeado e Estrela.

A atividade já ocorre desde 2010, quando ocorreu a quarta edição da ação “Viva o Taquari Vivo”, no município de Lajeado, e visa aumentar a reflexão da população para o cuidado com o lixo que acaba se acumulando de forma indevida nas margens e no leito do rio Taquari.
O município de Estrela, em sua primeira participação, promove simultaneamente a exposição neste ano.

O local escolhido foi a praça Menna Barreto, em frente à prefeitura municipal.

A secretária de Meio Ambiente de Estrela, Ângela Schossler, explica que a participação na ação é parte do Projeto Sala Verde, que promove ações em Educação Ambiental em todo o município.

“É importante expor os materiais recolhidos na Ação "Viva o Taquari Vivo", pois a população precisa perceber a importância de atitudes responsáveis na destinação dos materiais do nosso cotidiano. Cadeiras, roupas, pneus, eletrônicos e outros têm que ter uma destinação adequada.Causar indignação e mudança nos hábitos e atitudes é o principal objetivo de nossa exposição”, expõe.

A responsável pela secretaria em Lajeado, Simone Beatris Schneider, também reforça a importância da exposição como uma forma de educação ambiental. Salienta que a atividade colabora com o projeto Corredor Ecológico que está sendo desenvolvido com os moradores ribeirinhos, secretaria de Meio Ambiente de Lajeado e Ministério Público.

“Trata-se de educação ambiental; as pessoas precisam visualizar para entenderem a necessidade e a importância de ajudarem a manter [o rio] preservado”.

Lixo em exposição
Toda a matéria-prima da exposição “Lajeado e Estrela de Frente para o Rio”, que ocorre após a ação “Viva o Taquari Vivo”, provêm do rio ou de áreas de seu entorno.

O aumento do material recolhido, mesmo em um ano que não contou com eventos atípicos que pudessem aumentar a quantidade de resíduos no rio, gerou um misto de descontentamento e alegria ao vice-presidente de Responsabilidade Social da Acil, Gilberto Soares.

“Este ano, estou surpreso e preocupado com a quantidade de lixo recolhido no Rio Taquari. Apesar do aumento do volume de lixo, fico feliz pela participação e mobilização dos voluntários e empresas que nos ajudaram das mais variadas formas”, comenta Soares.

A quinta edição do “Viva o Taquari Vivo” recolheu um montante de 5,5 toneladas de lixo, entre material de construção, cerâmica, eletrônico, móveis, roupas, plástico, vidro e diversos.

Alguns itens chamaram a atenção da organização, como a quantidade de tecido, em Lajeado foram 813 kg, e pneus recolhidos, 725 kg somente em Estrela.

A mobilização social pela ação reuniu mais de 300 voluntários e aproximadamente 20 embarcações.

Mãos e olhos no lixo
Empresas da região, lideranças, entidades educacionais e personalidades preocupadas com a preservação de um dos principais rios da região, o Taquari, aumentaram a força do voluntariado e criaram um momento de integração e trabalho na manhã da ação “Viva o Taquari Vivo”.

Mais de 50 estudantes, acompanhados de pais ou professores, estiveram presentes no encontro.
Os alunos observaram os trabalhos de triagem e pesagem do lixo trazido pelas equipes de recolhimento.

Soares reforça que o papel da exposição é mostrar para quem não pode comparecer ao “Viva o Taquari Vivo” um pouco do que foi recolhido. De acordo com ele, o intuito é provocar uma reflexão quanto ao descaso com o cuidado ambiental.